quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CULTURA Manoel de Oliveira recebe doutoramento honoris causa em fevereiro na UTAD


O cineasta Manoel de Oliveira recebe a 08 de fevereiro, em Vila Real, o doutoramento honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), anunciou hoje a academia transmontana.


O reitor da UTAD, Carlos Sequeira, disse que a universidade quer homenagear o mais velho realizador de cinema em atividade e uma personalidade ligada ao Douro, onde está instalada a instituição. 
Ao longo de quase 26 anos de existência, a academia foi pioneira em vários cursos, como o de Enologia, bem como no desenvolvimento e modernização da vitivinicultura e na melhoria da qualidade do vinho, quer através de investigação de castas de uvas ou na instalação de vinhas ao alto. 
Mas, ao vinho, a UTAD quer associar a cultura. Por isso mesmo, a escolha recaiu sobre Manoel de Oliveira, que também tem propriedades na região duriense, nomeadamente em Santa Marta de Penaguião, e projeta este território através dos seus filmes. 
Manoel de Oliveira nasceu no Porto, a 12 de dezembro de 1908, filma desde a década de 1930 e entre as suas obras encontram-se "Douro, Faina Fluvial", "Aniki-Bóbó", "O Passado e o Presente" ou "Os canibais". 
A cidade de Peso da Régua, na região do Douro, foi o cenário escolhido pelo cineasta para a rodagem do filme "O estranho caso de Angélica", que foi apresentado no Festival de Cannes de 2011. 
O Douro sempre foi uma "personagem" presente na vida do cineasta. 
"É o reconhecimento não só da carreira, do humanismo deste cineasta, mas, fundamentalmente, nós gostamos de homenagear quem contribui para o engrandecimento da nossa área de influência", frisou Carlos Sequeira.  
A entrega do doutoramento honoris causa já foi anunciado em março de 2011, mas, por motivos de agenda do realizador, só vai decorrer a 08 de fevereiro, na Aula Magna da UTAD.

Sem comentários:

Enviar um comentário