Em Bragança, além de outros produtos de qualidade, produz-se o “Mel de Montesinho”, marca detentora de Denominação de Origem Protegida (DOP), o que lhe confere garantia de qualidade cuja procura está a aumentar por parte de lojas da especialidade. Esta realidade tem contribuído para que a produção apícola na região seja mais rentável. O preço do mel tem vindo a subir, o acesso ao mercado é mais fácil, a implementação de marcas também está a crescer. Actualmente a produção de mel em Trás-os-Montes (cerca de 130 toneladas ano) tem já um peso de 15,2 por cento a nível nacional. Devido às exigências dos mercados a produção do mel está cada vez mais profissionalizada e é cada vez mais uma actividade económica sustentável. Este sector é, aliás, uma janela de oportunidades para muitos jovens desempregados do distrito de Bragança que apostam na produção do mel e derivados. A apicultura sempre foi vista como uma actividade complementar à agricultura mas actualmente é uma actividade mais exigente e já não se compadece com pessoas que não se dediquem a tempo inteiro. Para que a apicultura seja rentável, é necessário que o apicultor tenha, no mínimo, 300 colmeias. Cada colmeia pode produzir anualmente 18 quilos de mel. Além do mel também podem ser extraídos outros produtos associados como o pólen, pro-pólen, cera e derivados como os sabonetes e os cosméticos. A Casa do Mel de Bragança, que se encontra instalada a Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho (AAPNM), a principal entidade qualificadora do mel produzido naquele território, já está a trabalhar com o grupo ZARA para onde vende cera, mais tarde aplicada em variados cosméticos. É que além das características nutritivas deste produto natural, desde sempre foram reconhecidas excelentes virtudes cosméticas em benefício da beleza da pele
O mel também pode ser empregue em casos de pequenas queimaduras ou feridas, úlceras, chagas ou fissuras da pele devido às suas propriedades cicatrizantes. O sector do mel é diversificado e na região há cada vez mais jovens que apostam na produção de mel biológico e também no fabrico de velas de cheiro ou objectos de decoração feitos a partir da cera do mel. Há inclusive empresas que fabricam pequenos potes de mel para oferta em festas, casamentos e até colóquios. Este produto é cada vez mais uma imagem de marca da região e intrinsecamente ligado ao sector turístico. Os objectivos de algumas associações ligadas ao sector é que o mel seja associado a Trás-os-Montes como um produto de extrema qualidade. Em todas as lojas gourmet, mercados e algumas casas de turismo habitação da região é possível adquirir este produto de cor escura, um cheiro forte muito particular e um aspecto fluído, viscoso e homogéneo.
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