quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Douro/Património: Quercus pede ao Governo para ver o que é mais importante: barragem ou classificação


Fernando Peneiras
Fernando Peneiras














A Quercus pediu hoje ao Governo que pondere o que é mais importante para o país, o Douro como património mundial ou a barragem do Tua, face à possibilidade da UNESCO retirar a classificação devido ao impacto da barragem.
"Esperamos que o Governo procure pesar o que é mais importante para o desenvolvimento do país: se uma barragem ou se a classificação de património mundial da Região do Douro, até em termos de impacto turísticos", disse à Lusa a membro da associação ambientalista Quercus Susana Fonseca.
A construção da barragem de Foz Tua pode levar à perda da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO, de acordo com um relatório hoje citado pelo Público.

FONTE NOTICIA



Douro/Património: Sistemática insinuação do risco "é má" para o destino - Turismo

O presidente da Turismo do Douro afirmou hoje que a sistemática insinuação do risco de uma desclassificação por parte da UNESCO "é má" para o destino Douro e salientou as "mais valias" que o reconhecimento trouxe ao território.
Hoje o jornal Público cita um relatório, elaborado pela Icomos, que refere que a construção da barragem terá "um impacto irreversível e ameaça o valor excecional universal [que é o fundamento da classificação da UNESCO]".
O presidente da Entidade Regional Turismo do Douro diz que não tem condições para se pronunciar sobre o relatório, do qual diz ter conhecimento apenas através da comunicação social, no entanto, referiu que a ser verdade esta questão merece uma "reflexão" pelas entidades responsáveis. "Não aceito fundamentalismos em nada", acrescentou. LER MAIS...


Sem comentários:

Enviar um comentário