quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Brasil volta ao "Top 10" dos destinos de vendas do vinho do Porto

Em outubro os produtores portugueses tinham, em termos acumulados, uma quebra nas vendas para o Brasil, mas em novembro as exportações voltaram a crescer.
Vinho é um dos produtos que Portugal
mais exporta para o Brasil
O Brasil regressou ao "Top 10" dos principais mercados compradores de vinho do Porto. Segundo as estatísticas do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), nos primeiros onze meses do ano o Brasil foi o 10º maior mercado e o 9º destino de exportações, registando um crescimento de 3,4% face ao período de janeiro a novembro do ano passado. 

Os dados do IVDP revelam que até novembro os produtores de vinho do Porto exportaram 4,88 milhões de euros para o mercado brasileiro, ou seja, 1,5% do total de vendas do tradicional produto português. Globalmente, juntando as vendas no mercado interno e as exportações, o vinho do Porto facturou mais de 319 milhões de euros até ao final de Novembro. 


O maior comprador de vinho do Porto é a França, ainda que este ano os franceses estejam a gastar menos 6,3%. Portugal, apesar de uma quebra de 8,3%, mantém a posição de segundo maior comprador de vinho do Porto. Do "Top 10" fazem parte ainda o Reino Unido, a Holanda, a Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Dinamarca, além do Brasil.


Em Outubro o Brasil estava posicionado como o 11º comprador de vinho do Porto, registando uma descida de 5,9% face aos primeiros dez meses do ano passado, segundo o IVDP. Em setembro o Brasil ocupava a 10ª posição na lista de destinos do vinho do Porto, com um crescimento homólogo de 2,8%. 

Agora, apenas com o mês de Dezembro por apurar, as vendas globais de vinho do Porto, nos 319 milhões de euros, estão a descer 3,4% face a 2010. Dos dez maiores mercados, apenas o Brasil, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido registam crescimento. Já as vendas em Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Canadá e Dinamarca sofreram nos primeiros onze meses do ano descidas face a 2010.


FONTE                                                 1ª PAGINA 

Sem comentários:

Enviar um comentário