sábado, 17 de dezembro de 2011

Bom dia Tio João





Este é só o programa mais antigo em antena da rádio em Portugal, existe praticamente desde os primeiros tempos da rádio RBA.
O Tio João é um programa que teve o seu inicio numa brincadeira do locutor Nicolau Sernadela que era na altura D, J.
A ideia era realizar um programa interactivo com a participação das pessoas que estivessem em sintonia a essa hora, com o passar do tempo neste programa foram surgindo telefonemas de ouvintes mais ligados ao mundo rural, a partir daqui o locutor Nicolau Sernadela adoptou a denominação de Tio João, cada pessoa que participasse passaria a ser chamada de Tio ou Tia se já fosse casado e de Primo ou Prima se fosse solteiro.
Ao longo do tempo as participações foram-se sucedendo e a família do Tio João foi aumentando a olhos vistos.
Para celebrar esta família foi criado um dia em que se faria uma celebração que dava pelo nome de “Piknikão” da família do Tio João, para surpresa de todos a participação aconteceu em massa e hoje chega a juntar em cada festa cerca de 12.000 pessoas.
Mas o Tio João é mais do que um programa de rádio, é também uma instituição de apoio a pessoas com alguma carência, ao longo dos anos de programa já foram oferecidas pela família do Tio João mais de 200 cadeiras de rodas, já foram reconstruídas casas e já foi proporcionado a muita gente um dia muito melhor.
Para falar deste programa de rádio seria necessário muito mais do que estas simples linhas., mas para finalizar resta acrescentar que com este programa é ainda possível realizar viagens que acontecem pelo menos uma vez por mês e que possibilitou já a ouvintes idosos de locais mais rurais que até então conheciam apenas pouco mais que o seu Distrito, conhecer por exemplo França, Espanha, Itália, Alemanha e o resto do nosso país.
Tio João não é só um programa é a maior família do mundo.



Sem comentários:

Enviar um comentário