terça-feira, 15 de novembro de 2011

Miscrosoft e Universidade de Trás os Montes formam parceria para criar novas empresas

A assinatura do protocolo decorre no âmbito do Dia da Inovação, que tem como objectivo divulgar a investigação da Universidade.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, formaliza, na quarta-feira, um protocolo com a Microsoft para a instalação de um centro de inovação que vai ajudar os estudantes na criação de novas empresas.
A assinatura do protocolo decorre no âmbito do Dia da Inovação, que tem como objectivo divulgar a investigação desenvolvida na academia transmontana.
João Barroso, pró-reitor para a Inovação e Gestão da Informação, disse hoje à Agência Lusa que a UTAD e a Microsoft querem "aproveitar e desenvolver sinergias".
A empresa vai ajudar na criação de um centro de inovação na universidade de Vila Real, fornecendo gratuitamente software empresarial, durante um determinado período, para os novos empreendedores.
"A ideia é ajudar a criar novas empresas. Ou seja, ajudar os estudantes na criação do próprio emprego", salientou João Barroso.
Numa altura em que o financiamento do ensino superior diminuiu, a UTAD procura novas fontes de receita. Por isso mesmo, o Dia da Inovação vai ter, segundo João Barroso, o foco na "transferência de tecnologia da universidade para aplicação nas empresas".
A ideia é "divulgar" o que está a ser feito e, ao mesmo tempo, "potenciar novas parcerias" com as empresas.
Esta universidade tem em curso 24 projetos financiados, alguns dos quais vão ser apresentados através de uma exposição de posters.
 Neste Dia da Inovação, a universidade vai dar a conhecer iniciativas de "grande alcance científico e económico" das mais diversas áreas de investigação, desde a agroalimentar, viticultura ou acessibilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário