quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Hotel Lamego promove Curso de Iniciação à Prova de Vinhos

O Hotel Lamego, na região do Douro, promove no próximo sábado, 3 de Dezembro, pelas 18h30, no seu Restaurante Vista Alegre, um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, com José Silva, conceituado crítico de vinhos e gastronomia. O curso decorre no espaço do renovado Restaurante Vista Alegre e inclui um jantar vínico, com um menu criado pelo Chefe Carlos Pires acompanhado por grandes vinhos do Douro.
De acordo com José Silva, crítico de vinhos e gastronomia e autor e apresentador do programa de televisão “A Hora de Baco”, “este curso tem como objectivo ensinar, em ambiente formal e descontraído, as noções básicas dos procedimentos para apreciar toda a riqueza dos nossos vinhos de qualidade, sentir a diferenciação entre os aromas e paladares do vinho e experimentar a sua ligação com a gastronomia”.
Realizado pela primeira vez em Lamego, no Restaurante Vista Alegre, este curso ensina os participastes a apreciar e distinguir vinhos de qualidade e diferentes tipos de vinho; seleccionar o vinho mediante a ementa e a ocasião; como escolher um vinho; como armazenar um vinho e como este deve ser manuseado antes de chegar à mesa; qual a temperatura adequada para decantação; quais os acessórios importantes para bem servir um vinho, etc.
Neste evento em particular, serão provados e degustados vinhos de vários tipos, de alguns dos mais famosos produtores da região do Douro: Rozés, Murganheira, Quinta do Crasto, Olho no Pé. O jantar inclui uma degustação dos vários queijos da marca Paiva, produzidos na região de Lamego.
Os lugares são limitados e as reservas podem ser feitas através do emailreservas@hotellamego.pt ou pelo telefone 254256171. O preço por pessoa, incluindo o Curso de Iniciação à Prova de Vinhos + Jantar Vínico, é de € 45,00 (quarenta e cinco euros).
Esta é a primeira de um conjunto de iniciativas que o Hotel Lamego pretende vir a dinamizar, no seu Restaurante Vista Alegre, com vista a promover a sua gastronomia e a sua ligação aos afamados vinhos da região do Douro. De salientar que o Restaurante Vista Alegre foi recentemente remodelado e redecorado e apresenta, desde Novembro, a nova carta Outono/Inverno, criada pelo Chefe Carlos Pires.
Sobre o formador
Para além de crítico de vinhos e gastronomia, José Silva é autor e apresentador do programa a Hora de Baco – o único programa sobre vinhos da televisão portuguesa – transmitido pela RTP Informação, RTP África e RTP Internacional. É autor do Roteiro Gastronómico (que já vai na 8.ª edição) e escreveu o Guia dos Restaurantes de Portugal (cinco edições) e também o Roteiro Gastronómico de Matosinhos. Actualmente assina trabalhos sobre restaurantes e vinhos na revista Life, editada mensalmente com o Jornal de Notícias e Diário de Notícias, e colabora, como provador, com a revista Wine Passion – Paixão do Vinho. É autor dos conteúdos do portal www.netmenu.pt, onde desenvolve uma série de actividades ligadas à gastronomia e aos vinhos, como é o caso dos cursos de iniciação à prova de vinhos, em todo o país.


Sem comentários:

Enviar um comentário