quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Favaios acolhe Festival das Aldeias Vinhateiras



Favaios vai receber o Festival das Aldeias Vinhateiras de 28 a 30 de Outubro. O programa inclui visitas guiadas a padarias, adegas e monumentos de Favaios, bem como teatro, bailes populares, folclore e uma merenda popular. Até lá, o festival vai passar ainda por Provesende, a 22 e 23 de Outubro.

No dia 28 de Outubro, em Favaios, o evento arranca com uma peça de teatro às 21h30. A feira da Rede Aldeias Vinhateiras abre no dia seguinte às 15h00, com visitas guiadas na localidade e animação de rua a cargo de Zés-Pereiras e da OFITEFA – oficina de teatro de Favaios –, que nessa mesma noite sobe ao palco, antes do baile popular.
No domingo, depois da Eucaristia, comemoram-se os 200 anos do Foral de Favaios, com uma leitura teatralizada. A celebração continua de tarde com o espectáculo de dança pela companhia local TAGF. Às 16h00, a abrir o apetite para a merenda popular, tem lugar o Festival de Folclore Aldeias Vinhateiras.
A iniciativa da Câmara Municipal de Alijó, Junta de Freguesia de Favaios e da OFITEFA tem o apoio da Turismo do Douro. As seis aldeias vinhateiras, Provesende, Trevões, Barcos, Favaios, Ucanha e Salzedas, acolhem o Festival das Aldeias Vinhateiras, em fins-de-semana consecutivos, até finais de Outubro, com jogos populares, e artesanato ao vivo, cantares à desgarrada e música popular, degustação de produtos, um jantar monástico e outro medieval em ambiente de recriação histórica. O evento envolve entidades e instituições locais, para promover o turismo, cativar as populações e atrair turistas e visitantes nacionais e estrangeiros. Tudo para oferecer novas experiências e dar a conhecer um património único, o que constitui uma oportunidade para dinamizar a oferta hoteleira, a restauração e o tecido empresarial de animação turística da região.

Programa do Festival das Aldeias Vinhateiras do Douro 2011
28 de Outubro, sexta-feira
21h30: Teatro
29 de Outubro, sábado
15h00: Abertura da Feira da Rede de Aldeias Vinhateiras
16h00: Visita guiada a padarias, adega e monumentos de Favaios, com animação de rua a cargo da oficina de teatro OFITEFA e de Zés-Pereiras
21h30: Representação teatral pela OFITEFA; baile popular
30 de Outubro, domingo
10h00: Eucaristia
11h30: Comemorações dos 200 anos do Foral de Favaios - leitura do Foral, teatralizada pelo OFITEFA
14h30: Espectáculo de dança pela TAGF, de Favaios
16h00: Festival de Folclore Aldeias Vinhateiras, seguido de merenda popular. 
fonte:vaipassear.com

Sem comentários:

Enviar um comentário