terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fumeiro


FEIRA DO FUMEIRO DE VINHAIS
Programa Provisório
10 a 13 de Fevereiro 2011

Dia 10 – Quinta-Feira
15H00 - Cerimónia de Abertura
15H15 - Abertura do Pavilhão do Fumeiro, Espaço Gourmet, Exposição 31 anos Feira, exposição de artesanato, exposição de máquinas agrícolas e Tasquinhas.
15h30 - Animação Musical
19H00 - Inicio das Jornadas Gastronómicas (Restaurantes Oficiais e Tasquinhas)
20H00 - Encerramento do Pavilhão do Fumeiro
21H30 - Espectáculo Musical

________________________________________
Dia 11 – Sexta-Feira
10H00 - Abertura da Feira
Abertura do Pavilhão de Fumeiro
12H30 - Jornadas Gastronómicas (Restaurantes Oficiais e Tasquinhas)
19H30 - Jornadas Gastronómicas (Restaurantes Oficiais e Tasquinhas)
22H00 - Encerramento do Pavilhão do Fumeiro
22H00 - Espectáculo Musical

________________________________________
Dia 12 – Sábado
10H00 – Abertura da Feira
Abertura do Pavilhão do Fumeiro
10H15 - Análise do Fumeiro a Concurso
10H30 - Concurso Pecuário de Suínos de Raça Bísara
12H00 – Show Cookie "Receitas com Fumeiro de Vinhais"
12H30 – Jornadas Gastronómicas (Restaurantes oficiais e Tasquinhas)
14H00 - Grande Corrida de Touros à Portuguesa
19H00 - Show Cookie "Receitas com Fumeiro de Vinhais"
19H30 - Jornadas Gastronómicas (Restaurantes Oficiais e Tasquinhas)
22H00 – Encerramento do Pavilhão do Fumeiro
22H00 - Espectáculo Musical
24H00 - Espectáculo de Fogo de Artificio Piromusical

________________________________________
Dia 13 – Domingo
10H00 - Abertura da Feira
Abertura do Pavilhão do Fumeiro
12H00 - Cerimónia de Entrega de Prémios -Concursos de Fumeiro
12H30 - Jornadas Gastronómicas (Restaurantes Oficiais e Tasquinhas)
15H00 - Grandiosa Luta de Touros
19H00 - Encerramento do Pavilhão de Fumeiro

________________________________________
Horários de Venda de Fumeiro: Quinta-Feira: 15H30 às 20H00, Sexta-Feira: 10H00 às 22H00, Sábado: 10H00 às 22H00, Domingo: 10H00 às 19H00


fumeiro1

Fumeiro é nome genérico dado a carnes geralmente de porco, expostas ao fumo para conservação das mesmas ou para lhes conferir características únicas.

Os presuntos e os enchidosPE ou embutidosPB são na sua maioria expostos ao fumo. Outras partes da carne de porco podem também sofrer o mesmo tratamento.

Em diversas zonas de Espanha e em distritos de Portugal como Vila Real (com mais destaque nos concelhos e Vinhais, Chaves e Montalegre), Bragança, Viseu (concelho de Lamego), Guarda e ainda no Alentejo, a indústria de fumeiro (também chamada de fumados) ou a feitura artesanal do mesmo é parte relevante da economia local.

Realizam-se em Portugal diversas feiras do fumeiro, sendo pela sua relevância de assinalar a do concelho de Vinhais, sendo este mesmo conhecido como "Vinhais Capital do Fumeiro".

feira do fumeiro

  • A Feira do Fumeiro de Vinhais

É um evento que se realiza desde 1981 em Vinhais, no segundo fim de semana do mês de Fevereiro. A organização é da Câmara Municipal de Vinhais e da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara.

É uma feira que se realiza durante quatro dias com um vasto programa de actividades, exposições, concursos e espectáculos.

Mais do que uma feira de fumeiro, podemos considerar este evento como a maior Festa do concelho, que atrai milhares de visitantes de todo o país. Cerca de 70 000 pessoas visitaram o último certame, o que mostra bem o interesse do público por este evento que, é o maior do género, realizado no nosso país.

Esta feira conta com mais de 130 produtores de fumeiro, dos quais vinte são Cozinhas Regionais de Fumeiro e cinco são indústrias, mas todos eles primam por apresentar um fumeiro de excelente qualidade, confeccionado a partir de porcos autóctones da região.

Salpicões, chouriças de carne, butelos, alheiras, chouriços azedos, chouriças doces e presuntos, são os produtos que podem encontrar no Pavilhão do Fumeiro, todos eles com marca de Certificação atribuída pela União Europeia, como Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Mas mais do que comprar o genuíno Fumeiro de Vinhais, feito com a carne do porco de raça bisara, podemos também degustá-lo numa das muitas Tasquinhas existentes no recinto da feira e que confeccionam apenas pratos regionais. Também os restaurantes oficiais da feira optam por estas ementas e assim se realizam as Jornadas Gastronómicas. Ainda sobre gastronomia, promovemos as “Provas de Vinhos e Enchidos” e alguns colóquios de interesse pedagógico para quem queira saber um pouco mais sobre o fumeiro e a gastronomia Vinhaense.

Do programa consta também uma Exposição de Artesanato, onde privilegiamos os artesãos que executam trabalhos ao vivo e que residam no concelho.

Porque se trata de um concelho fundamentalmente agrícola, organizamos ainda uma Exposição de Máquinas e Equipamentos Agrícolas e um Concurso de Suínos de Raça Bisara.

Durante os quatro dias da feira são inúmeros os momentos de espectáculo e animação com grandes concertos de música portuguesa à noite e durante o dia com Festival de folclore, Festival de Bandas de Música e actuações de pequenos grupos locais.

Com o título de Vinhais Capital do Fumeiro, este concelho tem conseguido aumentar anualmente o volume de visitantes, de fumeiro vendido e de negócios em geral, melhorando gradualmente o certame, com maior profissionalismo e maior rigor no controlo e certificação de todo o fumeiro, garantindo aos consumidores a genuidade e autenticidade destes produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário