sábado, 31 de março de 2012

Páscoa no Douro tem programas diversos Para famílias, relaxar ou conhecer

Caças aos ovos da Páscoa, passeios de barco ou comboio, tratamentos em spa de luxo, ou visitas a adegas são alguns dos programas que a Região do Douro tem para desfrutar nesta Páscoa. 


Conhecer o rio Douro de barco é uma das opções, já que diversas empresas estão a apresentar programas, nomeadamente, a BarcaDouro e a Rota do Douro que organizam programas para o fim-de-semana, com embarque no Porto e subida do rio, para visitar quintas durienses e regresso ao Porto de comboio.
Já a Viadouro sugere um cruzeiro com embarque junto ao cais da Régua, seguindo depois até à estação termal de Caldas de Moledo. Os hotéis Rural de Penedono e Rural Casa dos Viscondes da Várzea, em Lamego, também estão a propor programas que incluem passeio de barco. 
Para conhecer e viver a região é preciso tempo, e as ofertas de alojamento na região são várias, nomeadamente, turismo rural, habitação, quintas e “alguns dos mais sofisticados hotéis do país”.
O Turismo do Douro destaca os enoturismos, nomeadamente, a Quinta da Avessada, em Favaios, ou a Quinta Nova N. S. Carmo, que “sugerem uma escapada ao “Douro no seu melhor”, com provas de moscatel, winetour guiado e visita ao centro histórico da aldeia vinhateira de Favaios e às suas padarias tradicionais”.
Outra opção recai sobre a Quinta do Vallado, em Vilarinho dos Freires, Peso da Régua, que “organiza um programa com visita à adega e prova de vinhos, pondo bicicletas e equipamento de pesca à disposição dos hóspedes que queiram aventurar-se”.
Em Sabrosa, na Quinta do Portal, vencedor do Best of Wine Tourism 2012, pode visitar-se o armazém de envelhecimento da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. 
A Páscoa é uma quadra religiosa e as tradições continuam bem vivas, nomeadamente, a Procissão do Senhor dos Passos e o Compasso Pascal em Lamego. Nesta altura, o Hotel Lamego oferece pão-de-ló e vinho do Porto aos hóspedes no quarto e buffet de Páscoa para crianças até aos 11 anos.
Outras propostas de alojamento no Douro recaem sobre o Vintage House Hotel, no Pinhão, em quarto com varanda ou terraço privativo para o Douro, cujas propostas para usufruir da região são as viagens de barco do cais do hotel até ao rio Tua e passeios em viaturas todo-o-terreno.
Os pacotes do Douro River, em Cambres, incluem quarto com vista para o Douro, e massagem Tranquilité 40 minutos com aroma de chocolate 
O Aquapura Douro Valley, em Samodães, promove um programa de três noites, com vinhos de renome, gastronomia de eleição e um spa de referência. 
A Quinta da Romaneira, em Cotas, no município de Alijó, tem nas suas “Maisons des Rêves” uma vista privilegiada para o Douro, e uma série de ofertas "para os bolsos mais desafogados".
A Casa do Lagar, em Armamar, também apresenta programas e preços especiais. 
As refeições na Páscoa são outra tradição, e no Douro, “a mesa está sempre bem composta e hotéis e restaurantes esmeram-se nesta época”.
Alguns dos destaques vão para o restaurante O Costa, em Vila Real, onde o menu apresenta pratos de alheira de vitela maronesa, cabritinho assado no forno, e folar regional. De 1 a 15 de Abril, o Toca da Raposa, em Ervedosa do Douro, celebra também a primeira quinzena gastronómica do cabrito. 
O Solar dos Canavarros, em Sabrosa, serve, em outras especialidades, fumeiro regional e sopa à transmontana e à sobremesa, destaque para o pudim de vinho do Porto. 
Em Valença do Douro, a Quinta do Pégo faz provas dos seus vinhos com queijo Terrincho e abre a fogo um Porto Vintage ao jantar no restaurante premiado com medalha de Bronze no concurso de Gastronomia com vinho do Porto. O hotel está com uma promoção válida de 2 a 8 de Abril, em que na reserva de três noites em quarto twin, a quarta noite é oferta.

Sem comentários:

Enviar um comentário