sábado, 4 de dezembro de 2010

descoberta do Alto Douro Vinhateiro

Neste quinto programa Escape na SIC Notícias, com estreia no domingo, dia 5 de Dezembro, às 08h40 (com diversas repetições ao longo da semana), parte-se à descoberta do Alto Douro Vinhateiro, região de beleza incomparável, trabalhada e esculpida pelo homem em solos íngremes, e classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Com o rio Douro como fio condutor e depois de uma visita ao Museu do Douro que conta as histórias da cultura do vinho e da vinha com uma exposição permanente, localizado no Peso da Régua, faz-se uma paragem no Aquapura Douro Valley.

Perfeitamente integrado na paisagem, este hotel de 5 estrelas é o refúgio perfeito para momentos inesquecíveis, imortalizados por Manoel de Oliveira. Uma harmoniosa paleta de cores prolonga o efeito relaxante da natureza que podemos contemplar através de janelas panorâmicas. O elemento água está presente nos vários espaços proporcionando ambientes que despertam os sentidos. O Restaurante Almapura é uma experiência sensorial gourmet.

De alma rejuvenescida, prepare-se para uma refeição num espaço sofisticado que complementa as delícias da carta com uma vista privilegiada para o rio. No restaurante Douro In, um marcador em ardósia recebe a proposta de Naco de vitela grelhado com cebola caramelizada e para finalizar sugere-se Demiqui de chocolate branco com gelado de citrinos.

Navegar nas águas do Douro é uma experiência obrigatória. Faça-o com todo o glamour num dos barcos vintage da empresa de turismo fluvial Pipa Douro. São vários os percursos possíveis entre os 200 kms que ligam o Porto e Barca de Alva e o programa é adaptado às exigências do cliente que pode até escolher o menu e os vinhos que quer degustar, assim como a duração da viagem.

Na vila do Pinhão, aproveite para conhecer um pouco mais os fantásticos vinhos produzidos na região. Na estação de caminhos-de-ferro, visite a Wine House, onde tisanas, mel, rebuçados e compotas brilham a par dos vinhos da Quinta Nova.

Com espírito desperto para os segredos que o Douro guarda, deixe-se encantar pela mestria do chef Rui Paula e do seu fantástico restaurante DOC. Se passar por Folgosa do Douro faça uma paragem para experimentar uma carta que é um assalto aos sentidos. A matriz criativa dos pratos de Rui Paula centra-se na utilização de produtos genuínos da tradição culinária portuguesa com recurso a técnicas e concepções modernas.

Sem lamentar o fim da experiência, rume até à margem norte do rio Douro e instale-se no Hotel Rural da Quinta Nova, uma unidade que se assume como um hotel do vinho, ponto de paragem para conhecedores e curiosos seduzidos pelo encanto e charme deste local. No total, são 11 quartos, decorados com mobiliário de estilo antigo que nos remete para tempos passados, todos com uma vista de sonho para a vinha e para o rio!

A equipa de reportagem escape viajou a bordo de um Dacia Duster.

fonte:http://aeiou.escape.expresso.pt/muito-bom-viagens/escape-na-sic-noticias-a-descoberta-do-douro:35-1209056

Sem comentários:

Enviar um comentário