sábado, 4 de dezembro de 2010

Douro: Os segredos da Rota do Vinho do Porto

A paisagem do Douro encanta a vista, a natureza e o rio despertam os odores que se completam com um trago do melhor vinho do Porto, nascido e criado nas vinhas rugosas que crescem nestas escarpas. O escape.pt sugere-lhe uma rota por um local que só tem encantos para oferecer.

A Rota do Vinho do Porto, enquadrada numa incrível paisagem natural, ilustra os vários processos que se desenrolam até que esta bebida centenária chegue ao seu cálice. Além de fornecer informações detalhadas sobre a Região Demarcada do Douro e os seus vinhos, esta rota - disponível em visitas individuais ou de grupo - ajuda a promover turismo numa região cuja paisagem natural é património da UNESCO.

Pelos trilhos desta rota é possível reservar alguns dos melhores hotéis disponíveis na região, provar as iguarias da cozinha - e claro, dos vinhos - locais e levar a cabo uma série de roteiros que mostram todo o processo de produção do vinho, das vinhas ao vinho, passando pelas uvas, engarrafamento, amadurecimento nas caves, até à prova.

As três principais rotas:

CIMA CORGO: O percurso inicia-se ao sul do Douro, mais precisamente em Tabuáço, seguindo depois em direcção a São João da Pesqueira. Aproveite para apreciar os belos solares e a fantástica vista a partir do miradouro de São Salvador do Mundo. Já na margem norte, Tua dá nome a uma as mais pitorescas linhas de comboio de Portugal. A rota segue para Alijó, com uma paragem aconselhada no santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Sanfins do Douro e também na Casa Museu Maurício Penha, o único museu de autor do Distrito de Vila Real. O percurso termina em Murça, conhecida pela escultura em granito de uma porca da Idade do Ferro, que muitos julgam associada a antigos cultos da fertilidade.

DOURO SUPERIOR: O percurso tem início em Carrazeda de Ansiães, seguindo através de estradas panorâmicas até Vila Flor. Desce-se, depois, em direcção do Douro para se chegar a Torre de Moncorvo, com o seu conjunto de ruas medievais e a imponente igreja matriz de estilo renascentista. No Douro Superior, a paisagem das amendoeiras em flor, no final do Inverno, proporciona um espectáculo de impressionante beleza que se estende por quilómetros e quilómetros. No Pocinho fica a última barragem do Douro português, mas o rio é navegável até à fronteira, em Barca d'Alva. A rota segue para Castelo Melhor, centro de recepção aos visitantes do Parque Arqueológico do Vale do Côa, cujas gravuras foram classificadas como Património da Humanidade. O percurso termina em Freixo de Espada à Cinta.

BAIXO CORGO: A rota tem início em Mesão Frio, uma das portas de entrada da Região Demarcada do Douro. Segue-se para o Peso da Régua, na foz do rio Corgo. É lá que fica a Casa do Douro e o Solar do Vinho do Porto, onde pode fazer provas e ouvir explicações sobre o precioso néctar. A Rota prossegue na direcção de Santa Marta de Penaguião e da estrada percebe-se bem que se está numa das zonas de maior concentração de vinhas de toda a região. Continua-se, depois, até chegar a Vila Real, onde merecem visita a Sé e a Capela Nova. Depois, faz-se um pequeno desvio até terras de Cima Corgo, indo até São Martinho da Anta e Sabrosa, com paragem no miradouro de São Leonardo de Galafura, cujas vistas inspiraram Miguel Torga. Regresse à Régua e faça uma paragem no Pinhão.

Sair da Rota para melhor apreciar

Sair do roteiro do vinho mas continuar a usufruir do melhor que o Douro tem para oferecer é ainda possível através das actividades ligadas à aventura e desportos ao ar livre que a associação de produtores - dimanizadora desta rota - disponibiliza em parceria com empresas regionais do ramo, aproveitando as potencialidades do rio e das montanhas.

Para completar uma visita que vive para além dos sabores e aromas, é possível apreciar a beleza da paisagem através de um passeio de barco pelo Douro ou de uma viagem num comboio histórico.

Não esquecer uma paragem pelo Museu do Douro que conta a história detalhada da mais antiga região demarcada do mundo. Aqui pode ficar a conhecer as gentes que fizeram do Douro o que ele é, plantaram os montes de xisto, domaram um rio de mau navegar e deixaram raízes e património, além do delicioso néctar apreciado um pouco por todo o globo.


Onde ficar:
Douro Palace Hotel Resort & SPA
Pousada do Porto (Palácio do Freixo)
Hotel Rural Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Aquapura Douro Valley
CS Vintage House


Mais informações no site da Rota do Vinho do Porto

E Mais!
Dois dias entre os sabores do vinho do Porto
Winecaching: Caça ao tesouro em pleno Douro vinhateiro
Degustação à beira Douro
Vinho a Nu: Sensualidade e desejo em exposição no Museu do Vinho!

fonte:http://aeiou.escape.pt/muito-bom-viagens/douro-os-segredos-da-rota-do-vinho-do-porto:35-829171

Sem comentários:

Enviar um comentário