sexta-feira, 30 de abril de 2010

A EDP 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro oficialmente apresentada

meia maratona regua

Fernanda Ribeiro, Jéssica Augusto e Rui Silva apadrinham a 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro
Foi a 4 de Maio, apresentada oficialmente a 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro, no Hotel Porto Palácio, com a presença dos atletas mundialmente reconhecidos que apadrinham as provas, Fernanda Ribeiro, Jéssica Augusto e Rui Silva.
A decorrer no próximo dia 23 de Maio, a Meia Maratona do Douro Vinhateiro é já considerada como “A Mais Bela Corrida do Mundo” por ser um acontecimento desportivo que reúne, num só dia, milhares de pessoas numa região de incomparável beleza, a Região Demarcada mais Antiga do Mundo, o Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial da Humanidade.
A apresentação da 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro, contou igualmente com as presenças do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Artur Cascarejo, Presidente do Turismo do Douro, António Martinho, do responsável do Turismo do Porto e Norte, Júlio Meirinhos, Presidente da CCDR-N, Ricardo Magalhães, Director técnico da prova, Professor João Campos e o Presidente da Associação Portuguesa de Atletas de Cadeiras de rodas, Mário Trindade.
Após o sucesso da 4ª edição que contou com mais de 8 mil participantes, a Global Sport, entidade organizadora, espera superar esse número e chegar aos 10 mil.
Para Paulo Costa, director-geral da Global Sport, “não vai ser apenas atletismo. Vamos programar um dia memorável para todos os participantes, proporcionando momentos únicos de divertimento e fazendo com que todos os envolvidos se sintam recompensados pelos desafios que venceram”.
A 5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro será disputada ao longo do Rio Douro, num percurso totalmente plano, acessível a todos, que liga o Pinhão e o Peso da Régua, numa das mais belas estradas do Mundo. Diferencia-se por ser o único evento a nível mundial que oferece a todos os participantes, para além de água e de bebidas energéticas, Vinho do Porto nos abastecimentos de cinco em cinco quilómetros.
Já considerada “A Mais Bela Corrida do Mundo”, a prova proporciona aos seus participantes a oportunidade de viver uma inigualável experiência ao longo de 21 quilómetros nas margens do rio Douro. No total, esta prova vai distribuir cerca de 50 mil euros em prémios.
Paralelamente decorrerá a Mini Maratona, uma grande festa popular que contará com a presença dos milhares de atletas que fazem desta corrida uma autêntica onda humana de animação e cor.
Com um percurso máximo limitado a 6 quilómetros, é possível ver na Mini Maratona muitas famílias e grupos de amigos que fazem do convívio, da diversão e da prática desportiva não competitiva, a razão da sua presença.
Mais uma vez, esta grande festa do atletismo terá também uma vertente com preocupações sociais, onde a participação estará aberta também às pessoas com necessidades especiais. Assim, realiza-se igualmente a 2ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro em Cadeira de Rodas.
Este ano, a organização introduziu uma inovação na logística do evento ao estabelecer uma parceria com a CP – Comboios de Portugal que possibilita o transporte de todos os participantes em comboios especiais, entre o Peso da Régua e a Barragem de Bagaúste, local de partida das provas.
A Meia Maratona do Douro Vinhateiro representa uma verdadeira união de esforços de toda uma região em prol da promoção da mesma, concentrando o apoio e participação activa de dezanove autarquias e do Turismo do Porto e Norte de Portugal. É por excelência uma verdadeira montra de tudo o que a região tem de melhor: história, cultura, monumentos, paisagens, gastronomia, vinhos, enoturismo, etc.
“À semelhança do que já fizemos no passado, vamos continuar a desenvolver uma forte ligação do desporto à cultura duriense. A Meia Maratona do Douro Vinhateiro vai ser o palco de uma enorme festa da região, onde as raízes mais profundas do Douro serão dadas a conhecer”, salienta ainda Paulo Costa.
Está programada muita animação ao longo do percurso, desde música a costumes tradicionais, de gastronomia a promoção de vinhos, tudo será uma enorme demonstração da força cultural do Douro Vinhateiro.
Com vista a fazer perdurar no tempo o valor da tradição e a manter viva uma das mais fortes imagens do Douro, realiza-se pela primeira vez a Corrida do Cesto, na qual participarão várias Quintas Vitivinícolas da Região.
Esta iniciativa que presta tributo aos costumes durienses está integrado no programa da Meia Maratona e realiza-se no Sábado, dia 22 de Maio, pela 16h30, na Avenida do Douro, no Peso da Régua.

A ExpoVillage será o centro de atracção deste grande evento desportivo. Durante quatro dias, vai estar disponível para todo um local multifacetado de animação onde haverá espaços para crianças, com insufláveis e muitos jogos lúdicos, provas de gastronomia regional e de vinhos do Douro e Porto.
Neste local, no dia 22 de Maio, pelas 21h30, terá lugar o concerto de Giovanni D’Amore and Friends. Este espectáculo terá a particularidade de ter mais de cem pessoas em palco.
De 15 a 29 de Maio, no Museu do Douro, a Organização da Meia Maratona do Douro Vinhateiro levará a efeito uma exposição de fotografias da região.

Fonte: o jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário