quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Cultura e as Tradições em Risco
Tese de Mestrado pioneira em Animação e Produção Artística demonstrou necessidade de incluir nos conteúdos programáticos escolares as tradições regionais
O desconhecimento geral das crianças sobre a cultura e as tradições do meio em que se inserem podia ser colmatado se os professores incluíssem nos conteúdos programáticos escolares essa componente. Foi o que Bárbara Dias, professora de Educação Visual, fez com os seus alunos e tratou numa tese de mestrado de Animação e Produção Artística defendida, na semana passada, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). A docente pegou no tema geral “Animação das Festas de Inverno no concelho de Bragança” para introduzir “os caretos na escola – o reavivar das tradições”. Bárbara Dias constatou que as crianças desconheciam as tradições locais, embora fossem naturais da região, sendo até que a maioria desconhecia a existência do Museu Ibérico da Máscara e do Traje, situado na zona histórica da cidade. “O preservar de qualquer tradição passa, primeiro, pelo conhecimento das mesmas e os alunos desconheciam-nas”, apontou a docente. Bárbara Dias aproveitou então para transmitir aos alunos esses conhecimentos e depois trabalhou a temática com eles promovendo a realização de exposições em que os alunos desenvolveram máscaras e trajes típicos da região. Com esta iniciativa, a docente pretendeu transmitir aos mais novos as tradições locais de modo a assegurar a sua continuidade e preservação.
Fonte: Mensageiro Noticias, Por: Carla A. Gonçalves
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