sábado, 8 de dezembro de 2012

Curiosidades de Douro e Vindo do Porto

Foto de: Rui Pires
Sabia que o vinho do Porto é produzido em Trás-os-Montes?
O vinho do Porto é produzido na Região Demarcada do Douro, região situada no interior norte de Portugal. A denominação ''do Porto'' explica-se pelo facto do vinho ser comercializado a partir do porto situado entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia.
Sabia que o vinho do Porto é envelhecido em Vila Nova de Gaia?
Na zona de Vila Nova de Gaia as temperaturas têm uma variação mínima ao longo do ano, por isso apresentam as condições ideias para o envelhecimento lento e controlado do vinho do Porto. Até há pouco tempo o vinho do Porto era transportado através do rio Douro em pequenos barcos chamados barcos rabelos. Uma forma de fugir aos impostos que tinham de ser pagos na altura do desembarque das mercadorias no Porto, era descarregar o vinho em Vila Nova de Gaia, onde as taxas de imposto eram menos elevadas. Assim, este factor económico também contribuiu para a instalação das caves em Vila Nova de Gaia.
Foto de: Rui Pires
Sabia que o tinto mais mítico de Portugal é produzido no Douro?
O Barca Velha é um vinho tinto criado por Fernando Nicolau de Almeida em 1952. É produzido apenas em anos excepcionais e com uvas provenientes de zonas quentes e uvas originárias de videiras plantadas em altitudes elevadas (de menor grau alcoólico e de acidez mais elevada). Antes de ser colocado no mercado, passa por um período de estágio em garrafa que dura, pelo menos sete anos.
Foto de: Rui Pires
Sabe qual é a casa que produz o vinho do Porto mais caro do mundo?
O vinho do Porto mais caro e mais raro do mundo é produzido pela Quinta do Noval. O seu Porto Vintage Nacional é produzido poucas vezes e sempre em número limitado (200 a 250 caixas). Uma das suas particularidades é o facto das uvas serem provenientes de videiras plantadas sem porta-enxertos, muito antigas e raras na região.
Sabia que a região do Douro foi uma das primeiras regiões demarcadas do mundo?
No final do século XVIII, 75% da produção de vinho do Porto era exportado para Inglaterra e para impedir fraudes, criou-se em 1756 a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Este organismo tinha como principais competências fazer a limitação da região e registo das vinhas, classificar os vinhos de acordo com a sua qualidade e estabelecer determinadas práticas vitivinícolas na região. Era o nascimento de uma das primeiras região demarcada do mundo.
Sabia qual é a relação entre o inglês Lord Nelson e o Vinho do Porto?
Reza a lenda que Lord Nelson descreveu, com o dedo molhado em Vinho do Porto, o plano da sua vitória em Trafalgar.
Sabia que durante muito tempo, para os ingleses, vinho era praticamente sinónimo de ''Porto''?
A assinatura do Tratado de Methwen em 1703 definiu que a Inglaterra beneficiaria de taxas aduaneiras menos elevadas aquando da aquisição de Vinho do Porto. Assim, foram exportados muitos litros de vinho do Porto, aumentando a sua popularidade em Inglaterra.
Sabia que a filoxera, um mortal parasita, destruiu quase na totalidade os vinhedos da Europa central?
O Entre-Douro-e-Minho foi das regiões menos afectadas, tendo-se motivado até alguma prosperidade, intensificando-se as exportações, sobretudo para França, através da fixação de feitorias que supriram, deste modo, as carências dos vinhos franceses. A praga foi vencida fazendo-se uso de porta-enxertos.

FONTE DE TEXTO 
FONTE DE PHOTOGRAFIA

Sem comentários:

Enviar um comentário