sábado, 2 de junho de 2012

Douro, pedaço de viril beleza

A região do douro é o resultado de uma luta constante e criativa. Integrado no Alto Douro Vinhateiro, revela um trabalho impressionante feito pelo homem e elevado pela UNESCO a Património Mundial da Humanidade em 2001.
 "Doiro, poema geológico", foi como o poeta Miguel Torga se referiu à Região do Douro e ao seu povo.
Montes que não deixam de crescer, videiras que ninguém pode contar, rio que não para de correr, pedaço de viril beleza... 
Se este é um destino imperdível para quem procura diversidade de cenários, para um entusiasta de vinhos torna-se ainda mais interessante. A sua paisagem montanhosa e dramática desperta odores que se completam com um trago do melhor vinho do Porto, nascido e criado nas vinhas rugosas que crescem nas escarpas que bordeiam o rio Douro.  
A sua gastronomia emparelha na perfeição com o vinho. Adicione a esta ementa um encantador passeio de barco ou de comboio regional. Os passeios de barco não são possíveis nos meses invernosos por isso, tive que optar pelo comboio. Apesar de ser um passeio airoso, pretendo um dia fazê-lo de barco. No rio tem-se uma perspetiva diferente de todo o quadro deslumbrante. 
A passagem de comboio (bilhete da CP) compreende a entrada no emblemático Museu do Douro, no Peso da Régua, assim como uma prova de um dos vinhos do Porto. No museu conta-se a história do desenvolvimento da região até aos dias de hoje e revelam-se quase todos os segredos do ilustre vinho. A Régua, como é conhecida, é o berço de toda esta prodigiosa beleza e ponto de partida para a descoberta de Região do Douro.
Aceite o desafio e delicie-se no Castas e Pratos. Trata-se de um espaço sofisticado que contempla um restaurante, wine bar, lounge e gourmet, no antigo armazém dos caminhos-de-ferro. A cozinha é moderna e criativa, tendo por base os sabores durienses. Até à data galardoado com vários prémios, nomeadamente o Best of Wine Tourism, o prémio máximo (Diploma de Ouro) da Gastronomia com Vinho do Porto, o prémio da melhor carta de vinhos.
FONTE INTEGRAL / FOTOS : RUI PIRES

    Sem comentários:

    Enviar um comentário