quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Douro quer ser Capital Europeia da Cultura


Foto: Fernando Peneiras

O Douro, que assinalou o décimo aniversário da elevação a Património Mundial da UNESCO na quarta-feira, quer ser Capital Europeia da Cultura, numa ideia lançada na Régua e bem acolhida pelo presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro).
No final do dia comemorativo, o presidente da companhia de teatro Filandorra, David Carvalho, lançou a ideia de candidatar o Douro a Capital Europeia da Cultura. 

O presidente da CIM Douro, Artur Cascarejo, acolheu com entusiasmo o desafio e garantiu que vai apresentar uma proposta à estrutura que preside. 

Na quarta-feira foi apresentada a programação artística da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães2012. O Porto também já foi Capital da Cultura e, agora, David Carvalho pergunta: “Porque não a cidade do Douro?”. 

O responsável considerou que a candidatura poderia ter como base o eixo de cidades do Douro, composto por Vila Real, Régua e Lamego, ou todo o território classificado pela UNESCO, numa área que abrange 13 municípios. 

O director da Filandorra disse que já está construído o tecido cultural deste território, com teatros, museus, escritores e investigadores da cultura popular da região. 

Para Artur Cascarejo, esta ideia não podia vir em melhor altura. 

“Era a melhor homenagem que poderíamos fazer ao Douro, ao rio, à região e à sua população”, frisou. 

É um processo difícil mas que, na opinião do autarca, “pode ser alcançado”. 

“Temos um conjunto de requisitos prévios que podem potenciar esta candidatura, desde a cultura do vinho e as tradições que são os pilares da Região Demarcada do Douro”, salientou. 

O grande objectivo seria mesmo reforçar internacionalmente a imagem do Douro: o Douro rio, o Douro socalcos e vinhas, as suas orlas pintadas de oliveiras, amendoeiras, laranjeiras ou cerejeiras, que constitui uma gigantesca obra conjugada da natureza e do homem que liga Foz Côa ao Porto, também eles Património Mundial. 


Sem comentários:

Enviar um comentário