Água: Dados do armazenamento no final de Dezembro
Dez barragens abaixo dos 50%
Apesar de não chover em quantidade há várias semanas no território nacional, oito das 12 bacias hidrográficas aumentaram o volume de água armazenada, em Dezembro, em comparação com o final de Novembro. No entanto, há dez barragens, das 55 monitorizadas pelo Instituto Nacional da Água, abaixo dos 50 por cento.
A situação mais preocupante parece ser a da bacia hidrográfica do Arade, no Algarve, onde as duas albufeiras que a compõem, Arade e Funcho, apresentam um volume de 29 e 37,7 por cento de armazenamento, respectivamente.
No Cávado, são as albufeiras do Alto Rabação (47,3%) e Paradela (47,4%) que apresentam os valores mais baixos.
No Douro, a barragem de Vilar - Tabuaço só está a 20,2 por cento da capacidade. É na bacia hidrográfica do Mondego que se regista o valor mais baixo, em Vale do Rossim, com apenas 3,7% da capacidade, e a barragem de Fronhas está com 43,7.
Na bacia hidrográfica do Sado só a barragem de Odivelas (Ferreira do Alentejo) está a menos de metade, com 42% de armazenamento, e no Tejo são as albufeiras de Pracana e Cabril que apresentam os valores mais baixos, com 48,5 e 48,2%, respectivamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário