sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

EUA: Vinho luso obtém classificação máxima do ano


O vinho Quinta Vale D. Maria 2009 Douro Tinto foi considerado o melhor português da colheita de 2009 por um dos especialistas da revista The Wine Advocate (TWA), publicação do célebre crítico de vinhos norte-americano Robert Parker.
 
A distinção foi publicada na edição de Dezembro da revista por ocasião da divulgação dos resultados da última prova de vinhos portugueses feita por Mark Squires, que foram também dados a conhecer recentemente online no site da TWA. 
 
De acordo com a AICEP, o vinho Quinta Vale D. Maria 2009 Douro Tinto obteve a classificação máxima do ano atribuída pela revista, ao conquistar 96 pontos. Esta foi também a maior classificação de sempre atribuída pela TWA a um vinho português à exceção de Porto, Madeira ou Moscatel, os únicos que até hoje tinham merecido a referida pontuação.

Mark Squires descreveu-o como "um vinho extraordinário, de caráter complexo e profundo e que apresenta todos os atributos que se esperam de um vinho clássico da sua variedade". Segundo o crítico, "vinhos deste calibre merecem que sejam feitos esforços para os encontrar, comprar e consumir".
 
Se considerarmos as provas das últimas quatro colheitas feitas por Mark Squire (em 2006, 2007, 2008 e 2009), constatamos que esta é já a terceira vez, a segunda seguida, que um vinho da Quinta Vale D. Maria é eleito como o melhor vinho português da colheita.
 
Além disso, de entre todos os vinhos mundiais da colheita de 2009 provados e classificados pela The Wine Advocate, este é ainda o único vinho nacional presente na lista dos "Extraordinary Wines" ("Vinhos Extraordinários") do ano, os vinhos que obtêm pontuações entre os 96 e os 100 pontos.

FONTE                                                                                            1 PAGINA

Sem comentários:

Enviar um comentário