segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Douro: Empresários da restauração preocupados com aumento do IVA que pode levar a encerramentos no património mundial

A Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (AE HTDouro) está preocupada com as consequências do aumento da taxa do IVA para a restauração, que pode levar ao encerramento de alguns estabelecimentos na região património mundial.

“Existe uma apreensão enorme entre os empresários. Não se sabe muito bem o que vai acontecer com esta subida do IVA para os 23 por cento, mas sentimos que há muita preocupação entre os nossos empresários, alguns dos quais já falam em fechar ou mudar de ramo”, afirmou José António, da AE HTDouro.

Esta associação representa 106 empresas da área da hotelaria, restauração e turismo.

Para já, a única certeza que há é que “não há contratações” nem se recusam a “baixar os braços”.

Por isso mesmo, os empresários vão juntar-se para a realização da terceira edição do Festival de Gastronomia, que vai decorrer entre sexta-feira e o dia 11 de dezembro, e pretende atrair mais visitantes nesta época baixo do turismo no Douro.

O Património Mundial da UNESCO, cujo 10.º aniversário se assinala a 14 de dezembro, sofre ainda com a sazonalidade, com os turistas a encherem o território durante a primavera e verão, esvaziando-se depois após as vindimas.

Vão participar neste festival cerca de 40 restaurantes e hotéis de 19 concelhos durienses.

O evento está organizado por temas, arrancando com “Sabores e Aromas do Douro”, passando “Pelas Terras da Castanha”, “Sabores do Douro Superior” e acabando com “Paladares nas Terras de Torga”.

Nestes 45 dias, os restaurantes vão apresentar um “Menu D’Ouro” com as propostas regionais e tradicionais.

“Queremos dinamizar o território nesta época baixa em termos de turismo. É em tempos de crise que temos que atacar”, afirmou José António.

Também o presidente da Turismo do Douro, António Martinho, considerou que a região não “pode ficar parada” nesta época.

“É por isso necessário mobilizar forças e proporcionar novas experiências, como as gastronómicas. Come-se bem no Douro e é isso que queremos mostrar aos nossos visitantes”, frisou.

O festival conta com um orçamento de 60 mil euros e é uma organização conjunta da Turismo do Douro, câmaras de Lamego, Régua e Vila Real, a AE HTDouro e a Turismo de Portugal.




Sem comentários:

Enviar um comentário