Um dos principais fatores é a temperatura que vai ser servido o vinho, para isto o principal é indentificá-lo primeiro, quanto a sua variedade, idade e coloração.
Cada vinho possui sua temperatura ideal, podendo variar de 6° para vinhos brancos jovens a 20° para tintos envelhecidos.
Outro detalhe importante que se deve levar em consideração, é quando o saca-rolhas penetra na rolha, não permitindo assim que o atravesse, pois acarretará no esfarelamento da rolha, que entrará em contato com vinho, criando uma grande dificuldade na avaliação do produto, principalmente quando se trata de vinhos antigos.
Com os vinhos armazenados a mais de três anos deve-se ter o cuidado de não agitar a garrafa, para não despertar os cristais sólidos no fundo da garrafa. Se estes cristais forem despertados, será necessário decantar o vinho. Este processo consiste em separar os resíduos do vinho, através de transferência do líquido para outro recipiente, assim deixando estes cristais no fundo da primeira garrafa.
Quando se abre o vinho, este deve ser consumido rapidamente, de preferência no mesmo dia, pois o vinho em contato com o ar, oxida, e começa a perder suas qualidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário