sexta-feira, 12 de julho de 2013

Comboio histórico regressa ao Douro

 
As viagens no comboio histórico na linha do Douro Vinhateiro realizam-se, todos os sábados, entre 13 de julho e 5 de outubro. O comboio é composto por cinco carruagens históricas de madeira datadas do início do século XX, puxadas por uma máquina a diesel, de 1967, em vez da tradicional locomotiva a vapor para reduzir os custos.
Ao longo de 13 sábados, entre 13 de julho e 5 de outubro, o comboio histórico percorre os 46 quilómetros que separam o Peso da Régua da Estação do Tua (concelho de Carrazeda de Ansiães), com paragem na vila do Pinhão, numa viagem que tem como paisagem predominante o rio Douro e as vinhas que são Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Por causa da substituição da locomotiva, a empresa reduziu o preço dos bilhetes de 45 para 35 euros para adultos e as crianças até aos 12 anos pagam 15 euros.
Este ano, a CP disponibiliza "bilhetes especiais" que combinam o passeio turístico no comboio histórico e as viagens de ida e volta a partir de vários pontos do país até à Régua nos serviços Alfa Pendular (em classe turística), Intercidades (em 2.ª classe) ou InterRegional e Regional.
Os preços vão desde os 40 euros para quem se desloca a partir de estações a norte de Coimbra, até aos 70 euros para uma viagem desde Faro. Em todos os percursos, as crianças até aos 12 anos pagam meio bilhete.
Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais animará os passageiros, que podem provar bolas de carne típicas da região e vinho do Douro.
Em 2008, viajaram no comboio histórico do Douro 2.441 passageiros, número que subiu para os 3.222 em 2009 e foi decrescendo progressivamente até 2012, ano que em subiram a bordo apenas 1.968 passageiros.
FONTE JN

Sem comentários:

Enviar um comentário