domingo, 3 de março de 2013

XV FEIRA DO FOLAR DE VALPAÇOS


Com Entradas Livres nos dias 22, 23 e 24 de Março, vai acontecer em Valpaços mais uma edição da Feira do Folar 2013 - Produtos da Terra e seus Sabores.
A decorrer no Pavilhao Multiusos de Valpaços, trata-se da XV Feira e quem visitar Valpaços poderá encontrar muita gastronomia regional, tabernas típicas, orquestras musicais, bandas filarmónicas e ranchos folclóricos.
São dezenas de expositores, que vão colocar em destaque, o melhor que a tradição conservou dos saberes antepassados em termos de gastronomia no concelho valpacense.
Do azeite ao vinho, passando pelo bolo podre, mel, compotas, azeitonas, frutos secos e, claro está, o tradicional folar, nada irá faltar durante o certame que deu vida á fama de “Valpaços - Capital do Folar”.
Com muitos expositores, restaurantes, produtos e animação à disposição do visitante, certamente este será uma feira que não deve perder.
Organizada pela Câmara Municipal de Valpaços, a Feira do Folar de Valpaços é considerada um dos certames mais importantes realizados no Interior do País, que durante três dias tem à disposição muita animação, mostra de produtos e actividades socioculturais.

Folar de Valpaços (Receita Tradicional)

  • 1Kg de farinha;
  • 12 ovos mais 1 gema;
  • 350g de Gorgura (150g de manteiga;
  • 150g de banha;
  • 50g de azeite);
  • 30g de Fermento de padeiro;
  • 1 Frango pequeno corado;
  • 1 Salpicão pequeno;
  • 200g de presunto;
  • 1 Chouriço de carne (linguiça);
  • Salsa
Peneira-se a farinha com um pouco de sal num alguidar e faz-se uma cova no meio. Desfaz-se o fermento de padeiro em 0,5 dl de água tépida, deita-se na cova da farinha e vai-se envolvendo nela.

Colocam-se os ovos inteiros com a casca numa tigela e cobrem-se com àgua morna. alguns minutos depois, abrem-se para dentro da farinha (sempre ao centro) e vai-se fazendo absorver a farinha trabalhando-a a partir do centro. derrreta as gorduras em lume brando. Junta-se à massa e trabalha-se tudo adicionando agua necessária até obter uma massa fina. A seguir, bate-se a massa com as mãos até esta se desprender completamente do alguidar.

A massa considera-se bem batida quando aparecem uma bolhas à superfície. Nesta altura polvilha-se a massa com um pouco de farinha, cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar com um cobertor. Coloca-se num local tépido e onde possa receber um pouco de calor indirecto. A massa leva 2 horas a levedar. Está levedada quando atingir o dobro e apresentar um aspecto rendado. Tem-se um tabuleiro rectangular, cujos bordos não devem exceder 8 cm de altura, muito bem untado com banha.

Cortam-se o chouriço e o salpicão às rodelas, o presunto às tiras e desossa-se o frango limpando-o de peles e ossos e desfazendo-o em febras. Divide-se a massa em três partes, devendo uma delas ser um pouco maior. Estende-se esta parte maior e forram-se com ela o fundo e os lados do tabuleiro. Espalha-se por cima metade da porção das carnes e salsa e cobre-se com a segunda parte das massa, sobre a qual dispõem as restantes carnes. Finalmente, tapa-se o folar com a terceira parte da massa e unem-se os bordos a esta camada final.

Deixa-se levedar novamente o folar até aparecerem bolhinhas a superfície. Nesta altura, pincela-se com gema de ovo e leva-se a cozer em forno bem quente durante cerca de 45 minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário