sábado, 23 de fevereiro de 2013

PÁSCOA EM TRÁS-OS-MONTES

Em todas as épocas festivas, para além das tradições, existem sabores que lhes estão associados. A Páscoa não é exceção e são várias as iguarias que, por esta altura, marcam presença à mesa. Que sabor lhe faz lembrar a Páscoa?
É certo que, em cada canto do país, existem pequenas diferenças gastronómicas mas, o mais característico, acaba por ser transversal a todos eles.
As tradicionais amêndoas, que dão cor às mesas e adoçam paladares, e o tradicional folar, doce ou salgado, são exemplos desta cumplicidade. Considerada a mais importante festa cristã, por ser comemorada a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa não acontece sempre no mesmo dia do ano, a sua comemoração é determinada pelo calendário lunar. Nesta época, é muito comum dar e receber amêndoas e ovos de chocolate. Também é altura dos afilhados oferecerem, no Domingo de Ramos, flores aos padrinhos e receberem o tradicional folar, símbolo de amizade e reconciliação. Em alguns locais do país, o "Compasso" ainda se mantém, uma tradição caracterizada pela visita do padre que percorre as ruas e vai entrando nas casas, para celebrar uma pequena cerimónia de bênção. Na mesa, além de bonitas toalhas, são colocadas as iguarias associadas à comemoração em causa.
A norte do país, a tradição manda que o cabrito assado esteja em qualquer mesa. Em Trás-os-Montes, o destaque vai para o folar de carne. No que toca a doce típicos, os borrachos ou passarinhos constituem o doce de eleição em Valença. O pão de ló de Margaride, nome pelo qual é sobejamente conhecido, é muito requisitado para os lados de Felgueiras. Se está no Centro do país saiba que, na mesa, não pode faltar a chanfana e o leitão assado. Nos doces, não se esqueça das empenadilhas, doce típico da Covilhã, cujo recheio é composto, entre outros ingredientes, por nozes e amêndoas. No Alentejo a mesa já está composta. Consta que o prato principal é cordeiro. Por todo o Algarve, para além dos tradicionais doces de amêndoa, continua a fazer-se o folar.

Sem comentários:

Enviar um comentário