segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ligação aérea entre Trás-os-Montes e Lisboa será retomada em Março

FOTO DE: PAULO JORGE MAGALHÃES/ARQUIVO
Câmara de Bragança fez saber que o Governo prevê retomar em meados de Março a ligação aérea entre Trás-os-Montes e Lisboa interrompida em Novembro para reavaliação do modelo de financiamento.

A previsão foi adiantada aos presidentes das câmaras de Bragança e Vila Real numa reunião com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na terça-feira, em Lisboa, em que esteve também presente o secretário de Estado dos Transportes, segundo um comunicado distribuído pela autarquia de Bragança.
Na nota assinada pelo presidente, o social-democrata Jorge Nunes, é explicado que reunião foi pedida pelos autarcas, que saíram com a "previsão do reinício da ligação aérea para meados de março, um mês depois do prazo anteriormente anunciado pelo Governo".
Os autarcas ficaram a saber que a tutela já decidiu que "o modelo de financiamento será o da subvenção ao passageiro", idêntico ao que vigora para a região autónoma da Madeira.
O Governo assegurou, segundo o município, que "o modelo está estruturado no sentido de a subvenção ao passageiro garantir esforço financeiro idêntico ao custo que anteriormente suportava na aquisição do bilhete".
O custo da viagem de ida e volta entre Bragança e Lisboa rondava os 120 euros no anterior modelo, em que o Estado financiava o serviço com o pagamento direto de 2,5 milhões de euros à operadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário