segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vinhos do Douro conquistaram brasileiros: 2009 encerrou com 1 milhão de garrafas exportadas

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IVDP reforça acções no BRASIL

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) mantém a aposta no mercado brasileiro.

Ao todo, estão previstas oito acções, com início já no dia 15 de Abril, a decorrerem em quatro das principais cidades do Brasil, que contam com a presença de mais de 50 empresas de vinhos do Douro e Porto, interessadas em incrementar e consolidar o interesse e o consumo dos vinhos pelos brasileiros.
Afinal, em 2009, o valor total das exportações para este país de vinhos provenientes da Região Demarcada do Douro atingiu os 7,256 milhões de euros, representando um crescimento de 4% relativamente ao ano anterior.
O Brasil é já o 3º mercado para os Vinhos do Douro.
Entre Abril e Maio, os vinhos do Douro e Porto vão percorrer São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília, numa série de oito acções de charme em espaços de requinte, incidindo em grandes provas e seminários. Com esta acção, o IVDP dá continuidade a um programa de investimentos em Marketing num dos mercados estratégicos para os seus vinhos.
As grandes provas decorrem em unidades de prestígio e referência nas cidades seleccionadas: nos Hotéis Unique (em São Paulo) Pestana (em Curitiba e no Rio de Janeiro) e no Naoum Plaza (na capital federal).
Cerca de 300 vinhos serão apresentados para um selecto público de profissionais da área de eno-gastronomia, restaurantes, críticos e formadores de opinião. Os vinhos serão apresentados pelas mais relevantes importadoras do Brasil que seleccionaram os mais representativos da Região do Douro.
Integradas no programa deste périplo pelo Brasil estão previstos, nas mesmas cidades, quatro seminários dirigidos a jornalistas e especialistas da área.
Nestas sessões pretende apresentar-se Vinhos TOP do Douro, com maior incidência para a colheita de 2007, e Vinhos do Porto de categorias especiais, desde os Vintage, recentemente apresentados aos Tawnies, com indicação de idade.
Estas acções serão conduzidas por especialistas locais, como Guilherme Rodrigues, José Maria Santana, Marcelo Copello entre outros.
O Brasil em números
O Brasil é considerado um dos mercados estratégicos para os vinhos da Região do Douro e regista um crescimento importante nos últimos anos. Depois de um registo sustentado entre 2003 e 2008, onde as exportações de vinhos do Porto cresceram mais do dobro em termos de volume e valor, em 2009 assistiu-se a uma quebra de 19,8% em quantidade (1.118.736 garrafas) e 5,6% em volume de negócios (4.162.000€), comportamento a que não é alheio a crise económica e financeira internacional, que afectou aliás o mercado dos vinhos em geral, num panorama de decréscimos acentuados em quantidade (como por exemplo os registados com o Champagne, os vinhos de Bordéus e da Rioja, ou mesmo com os vinhos de Jerez).
Contudo, a comercialização dos vinhos com Denominação de Origem Douro no Brasil manteve uma performance extremamente positiva dos últimos anos, ultrapassando em 2009 pela primeira vez o 1 milhão de garrafas (1.069.581), posicionando-se agora como o 3º mercado mundial de DOC Douro.
Em termos globais, o valor total das exportações para este país de vinhos provenientes da Região Demarcada do Douro atingiu os 7,256 milhões de euros, representando um crescimento de 4% relativamente ao ano anterior enquanto que o número total de garrafas vendidas foi de 2.188 milhões de garrafas, o que representou um decréscimo de 8,5%, resultado que significam uma melhoria importante ao nível do preço médio global.

Fonte: Noticia do Douro

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